27/11/2008

plágio ou referência?

Fico sempre meio triste quando vejo um caso de suposto plágio na propaganda. Principalmente quando o caso ocorre no mercado em que trabalho. No caso abaixo, não foi bem em Natal. Mas pelo fato de ser tão próximo, e num mercado que tenta se afirmar criativamente, fiquei triste do mesmo jeito.

A agência mossoroense Mais Comunicação está sendo acusada de seguidos plágios num fórum de discussão do Orkut. A pendenga começou com um comercial pra loja Sob Medida, criado pela Mais, que é extremamente semelhante a um comercial da TIM veiculado no início do ano em todo o Brasil. E quando eu digo extremamente semelhante não estou usando uma figura de linguagem. Confira você mesmo:


Comercial da Sob Medida:


Comercial da TIM:


Segundo participantes deste fórum de discussão, a mesma agência de Mossoró é responsável por pérolas do plágio como as que seguem abaixo:

Original:
Supostas cópia:

Original:
Suposta cópia:
Na lista de discussão do Clube de Criação de Pernambuco, da qual faço parte, o publicitário Tomas Bueno deu uma resposta muito interessante à pergunta “Plágio ou referência?”: Eu acredito que referência é quando a publicidade se inspira na vida. Seja arte, cotidiano, qualquer coisa, menos a própria publicidade. Eu acredito em coincidência quando a idéia é a mesma, mas a produção é diferente. Eu acredito em coincidência ducaralho quando não quero acusar ninguém de plágio.

Eu fecho com você, Bueno.

3 comentários:

juliano souza disse...

Patrício, esse vt num tem crédito pra lew lara?, ou uma autorização pra fazer uma versao, sei lá????

axo q deviam verificar isso, antes de denegrir a imagem , vc é jornalista e sabe disso brother.

uma coisa é um vídeo postado no you tube por sabe-se lá quem,a outra é ver o q realmente ta sendo exibido.

valews

Caio César disse...

patrício o que vc axa dessa chupada??? me diz:


Ei, o pessoal dessa comunidade postou uma que não acreditei, e foi uma peça da ART&C daki de natal…q merda heim comparem ai

a ORIGINAL: http://www.colorsmagazine.com/home/?p=81

E AGORA A SUPOSTA CÓPIA: http://www.artc.com.br/novo/portfolio/campanhas/43.html


eu postei em comentário no comunicadores e eles simplesmente apagaram.... poxa!!! fiquei indignado

ARNALDO disse...

EXTREMAMENTE SEMELHANTE ESSA DA ART&C